quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Trabalho em casa.. vantagem e desvantagens!

   Que a internet veio para mudar a forma que interpretamos e consumimos a informação, isto todos nós estamos carecas de saber, mas que ela chegou para mudar a nossa forma de trabalho isto ainda é novidade para alguns. A internet  está mudando a forma de trabalho de muitas pessoas, uma parte das empresas hoje em dia tem contratado funcionários para trabalharem em suas próprias casas, reduzindo assim o custo de transporte, água, luz, telefone entre outros.

   Acima de tudo, ser dono do seu próprio negócio trabalhando em casa é o sonho de várias pessoas e realidade para muitas. Negócios pela internet reduzem custos e atingem um público gigantesco, só no Brasil são mais de 40 milhões de usuários de internet. (dados do ano de 2008). Então resolvi pesquisar e mostrar a realidade sobre “trabalhar em casa”.

  A ideia deste Post surgiu já a algum tempo em um debate na minha aula de inglês, então resolvi pesquisar mais a fundo, ouvir opiniões e está aqui o resultado:
 Pontos a favor:
  1. Você não precisa se preocupar com horário de chegada nem de saída.
  2. Você não vai precisar gastar dinheiro com gasolina nem com ônibus.
  3. Pode fazer um pit-stop para um lanche no meio do trabalho e ninguém vai implicar com você.
  4. Você também pode escolher o seu local de trabalho, sala, cozinha, quarto, copa e até mesmo o banheiro!
  5. Você quer trabalhar quantas horas por dia? duas? três? 8 horas? Bem você  escolhe.
  6. Se há um jogo do Brasil na copa do mundo às 15hrs, porque não parar para assistir?
  7. Se você acordar com aquela vontade de:  - Ah se eu pudesse dormir até tarde hoje! Porque não dormir mais um pouquinho?
  8. O ambiente de trabalho é o melhor possível, se você gosta de trabalhar ouvindo música! Coloque no ultimo volume! Ninguém vai implicar com você (com exceção dos vizinhos).
  9. Você não vai ouvir o seu chefe(se você tiver um) falando no seu ouvido o dia inteiro! A não ser que você o convide para morar com você!
  10. Pode trabalhar assistindo seu programa de televisão favorito.
  11. Você não ficará estressado por causa do trânsito entre sua casa e o trabalho!
  12. Se você tem filhos pequenos, não precisa pagar ninguém para cuidar deles enquanto trabalha.
  13. Aumento da produtividade, trabalhando em casa sem stress, pode apostar que você produzirá muito mais.
  14. Ainda sobra aquele tempinho para você poder praticar um esporte, dedicar a algum hobby entre outras coisas.

Pontos contra:
  1. Você pode trabalhar demais! Isso mesmo, já que seu escritório é dentro da sua casa, há pessoas que usam o tempo livre para dar uma adiantada naquele projeto.
  2.   Dificuldade em separar Hora de Trabalho x Hora de lazer.
  3.   Você terá que avisar os seus amigos, para não passarem na sua casa exatamente na hora em que estiver trabalhando, pois aquele papo que seria de meia hora pode se estender o dia todo.
  4.   Exclusão social, bem quando trabalhamos em um ambiente de trabalho fora de casa há a questão do convívio social no ambiente de trabalho que acaba se perdendo, ao trabalharmos em casa ficamos “sozinhos” sem colegas de trabalho. A recomendação é que você pratique alguma atividade que proporcione algum convívio social, por exemplo: academia, dança, esportes coletivos etc… Suprindo assim esta necessidade.
Caso particular :

   Falando um pouco sobre mim, eu posso dizer que eu gosto de trabalhar da seguinte maneira: trabalhar um dia inteiro 12 horas seguidas sem parar e no dia seguinte trabalhar umas duas horas, só para revisar o trabalho do dia anterior, o que dá aproximadamente 7 horas de trabalho por dia. Mas ultimamente meu horário de trabalho tem ficado de 9h-11h, paro para fazer uma caminhada, tiro de uma a duas horas de almoço, depois recomeço entre 13h,14hrs e geralmente vou até as 18hrs, 18h30, dependendo muito do dia.

Conclusão :

  Cabe a cada um de nós avaliarmos se o trabalho em casa é vantajoso, para a grande maioria das pessoas isso é um sonho mas para uma pequena minoria, isto seria o fim, pois não conseguem se organizar, perdendo prazos ou simplesmente trabalhando demais.

Fonte : blog.suarenda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário